21 de mar de 2020 | 12:03
Nota da Comissão Guarani Yvyrupa sobre o novo Corona Vírus – COVID-19 – Suspensão temporária das ações

Nota da Comissão Guarani Yvyrupa sobre o novo Corona Vírus – COVID-19 – Suspensão temporária das ações

Nós, lideranças Guarani da Comissão Guarani Yvyrupa, comunicamos a suspensão temporária  das ações, para que assim, possamos somar esforços no combate a pandemia do Coronavírus – COVID-19, conforme a recomendação da Organização Mundial de Saúde e seguindo as posições tomadas pelas diversas organizações indígenas e indigenistas parceiras.

Sabemos que a Saúde Indígena no Brasil, através do Subsistema de Saúde Indígena e Distritos Sanitários Especiais vem sofrendo inúmeros ataques da política anti indígena do atual governo brasileiro, bem como o Sistema Único de Saúde como um todo. Rememoramos aqui que os nossos ancestrais, foram vítimas de inúmeras epidemias com a potência de genocídio, tal qual a pandemia de Coronavírus se apresenta. Cabe ao Ministério da Saúde e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) pensar medidas para minimizar os efeitos da pandemia nas aldeias, tomando as devidas medidas de prevenção e garantindo atendimento caso necessário.

De nossa parte,  que evitem sair das aldeias ou receber visitas, mesmo que de parceiros, com exceção de situações emergenciais. Esta postura é necessária para preservar a vida do Povo Guarani e de nossas equipes e parceiros de trabalho. Por isso, ao solicitarmos restringir a circulação, pedimos as lideranças guarani que façam deste momento um momento de reorganização interna e concentração.   por isso reiteramos para que se cuidem e cuidem de seus parentes neste momento tão triste da terra.

Como forma de evitar contágios nas aldeias sugerimos as seguintes medidas:

– Evitar sair da aldeia, as cidades são locais mais fáceis de se contrair o vírus;

– Caso indígenas saiam das aldeias, se apresentarem os sintomas do vírus, devem buscar atendimento médico antes de retornar às comunidades;

– Ressaltar para as comunidades a importância de lavar as mãos com água e sabão com frequência, principalmente quando retornarem das cidades e dos postos de saúde;

– Evitar a visita de pessoas de fora das aldeias a não ser das equipes de saúde;

– Evitar compartilhar utensílios com outras pessoas, tais como cuias, bombas, talheres e copos;

– Um cuidado especial com os xeramoĩ e xejaryi das aldeias, que são os que mais podem sofrer com este vírus;

– Caso pessoas adoeçam neste período entrem em contato com os agentes de saúde e equipe DSEI;

Há muito tempo nossos xeramoĩ e nossas xejaryi vem anunciando a dificuldade de manter este mundo em pé diante de tantas ações dos jurua, que poluem nossos rios, acabam com as nossas matas, matam nossos animais, nossas lideranças, roubam nossas terras. E há muito tempo avisamos para que o jurua mudasse o jeito de estar no mundo e prestasse a atenção no aceleramento do tempo, nas chuvas e secas sem limites. Pedimos a Nhanderu que proteja os nossos parentes e que tenha piedade do povo jurua.

Que continuemos todos atentos ao Povo Guarani, pois neste momento onde o medo, a insegurança, o risco de vida nos impede de circular, é também um momento onde os donos do dinheiro, que cobiçam as nossas terras, podem vir a nos ameaçar e acirrar os conflitos contra nós, pois em virtude da pandemia, poucos estarão em condições de garantir que nossos direitos sejam garantidos e respeitados.

Estamos construindo alternativas criativas que possibilitem que nossa luta não seja esquecida e o nosso povo continue em pé, com firmeza na luta. Pedimos que nos apoiem e que divulguem nossas notícias e publicações. A Comissão Guarani Yvyrupa é uma organização de todo o povo Guarani e precisa que estejamos mobilizados juntos.  Aguyjevete para quem luta!

Demarcação Já!