20 de abr de 2014 | 16:04
Grande Ato Resistência Guarani SP – dia 24/04 – Vão Livre do Masp – 17h

banner_guaranis_FACE_DIA24

Índios guarani ocuparão Av. Paulista, na quinta feira, dia 24/04, para chamar a atenção pela demarcação de suas terras localizadas na periferia da Grande São Paulo

Marque presença no Facebook!

O que?

Grande Ato da Resistência Guarani SP

Onde?

Concentração no Vão Livre do MASP

Quando?

Dia 24/04, a partir das 17hrs

Mais informações:

Cerca de 200 indígenas da etnia guarani das aldeias localizadas na Grande São Paulo fazem ato público na quinta-feira, dia 24/04, saindo do Vão Livre do MASP, na Av. Paulista às 17h.

O ato ocorre uma semana depois do lançamento da Campanha Resistência Guarani SP, ocorrido na frente do Pátio do Colégio, na quinta-feira anterior. Na noite anterior ao evento, os Guarani haviam ocupado pacificamente o Museu Anchieta, no espaço interno do Pátio, em uma retomada simbólica do local onde iniciou a colonização das suas terras.

Campanha Resistência Guarani SP e este Ato Público tem como principal reinvindicação a emissão pelo Ministério da Justiça do documento que garante a demarcação das Terras Indígenas Tenondé Porã e Jaraguá, já reconhecidas pela Funai.

No vídeo oficial da Campanha, os Guarani enviaram presentes ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para sensibilizá-lo, sendo o principal deles uma caneta decorada com trançado tradicional guarani: “Se o problema é a falta de caneta, mandamos essa bela caneta para ele assinar logo a nossa demarcação”, diz o vídeo.

Também lançaram uma petição online pedindo apoio de todos na reivindicação ao Ministro Cardozo, prometendo enviar uma nova caneta para cada assinatura. A petição já chega à cerca de 3000 assinaturas.

Os indígenas também protestam contra decisão judicial que determina o despejo de cerca de 700 guaranis da aldeia Tekoa Pyau, localizada no Pico do Jaraguá, e que faz parte da área reivindicada como de sua posse tradicional. Eles lançaram ainda outro vídeo sobre esse risco de despejo, pedindo apoio ao Tribunal que vai julgar recurso apresentado pelo MPF e pela União, contra a decisão.