11 de set de 2013 | 21:09
Ato indígena em defesa da Constituição contra o ataque ruralista

tupa21.jpg

 ATO INDÍGENA EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO CONTRA O ATAQUE RURALISTA

https://www.facebook.com/events/156206727919402/

 

A Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), organização que congrega as diversas aldeias do povo guarani localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, anuncia sua adesão e apoio à semana de MOBILIZAÇÃO NACIONAL INDÍGENA convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro de 2013.

A pauta da Mobilização Nacional Indígena é a defesa da Constituição Federal, que completa 25 anos em outubro, e o repúdio ao ataque aos direitos indígenas em marcha no Congresso Nacional.

A mesma bancada ruralista que no ano passado dilapidou o Código Florestal e que domina o Congresso Nacional tenta agora fazer passar várias medidas legislativas para impedir a demarcação de terras e perpetuar o sofrimento dos nossos povos indígenas. Nós Guarani não temos terras para criar nossos filhos, vivemos em espaços minúsculos, em beiras de estrada, em áreas de conflito, lutando pelos nossos direitos.

A PEC 215, que tenta passar para o Congresso a prerrogativa de homologar todas as Terras Indígenas, tanto as demarcadas como as ainda não demarcadas, é uma afronta à dignidade humana, pois sabemos que o Congresso é dominado por fazendeiros que não se preocupam com nossos direitos e paralisarão todos os processos. Também há o PLP 227, que visa permitir a colonização das terras indígenas, legalizando a grilagem, permitindo a instalação de todo o tipo de empreendimentos sobre nossas terras, e descaracterizando nossos direitos. Há um bombardeio de projetos de lei e propostas de emenda constitucional que ferem nossos direitos, e que só atendem ao interesse dos ruralistas, dos mineradores e daqueles que se enriquecem no Brasil à custa do sofrimento da maioria.

Não aguentamos mais esse Estado colonizador e oligárquico!

Por isso, anunciamos que REALIZAREMOS NO DIA 2 DE OUTUBRO UM ATO NO VÃO LIVRE DO MASP, protagonizado pelas comunidades guarani das aldeias anfitriãs Jaraguá, Barragem, Krukutu e Guyrapaju, todas localizadas na Grande São Paulo, como parte das ações da Mobilização Nacional convocada pela APIB.

Convocamos a todos os paulistanos, aos movimentos sociais e àqueles que defendem a preservação do meio-ambiente para as futuras gerações para se juntarem a nós nesse ato.

Anunciamos também que enviaremos nossas delegações de lideranças do Sul e Sudeste para a Semana de Mobilização em Brasília, para estar junto com a APIB e todas as organizações indígenas e parceiros lutando pelos nossos direitos.

Nas próximas semanas anunciaremos outras atividades à medida em que nos organizemos em nossas bases.

Aguyjevete pave!
Obrigado a todos!
Contamos com vocês!

Mais informações sobre a mobilização nacional no Blog da APIB
http://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/